Ícone de lupa

Busca no site

Digite a palavra que deseja buscar

Ícone de envelope

Cadastro online

Receba informações e notícias sobre o ILBJ

Ícone da biblioteca

Consulta biblioteca

Digite o nome do livro e a categoria para procurar em nossa biblioteca online.

Notícias

ILBJ estimula voto consciente

10.07.18

Aproximar os jovens do conceito de democracia e conscientizar sobre a importância do voto, visto sua extraordinária importância para a vida de cada um enquanto sujeito e para o coletivo de uma nação. Esse é o objetivo do segundo projeto interdisciplinar do Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi, chamado ‘Voto Cidadão.
Em sua sétima edição, o projeto contou com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) através do projeto Eleitor do Futuro que disponibilizou servidores para esclarecer as dúvidas sobre o processo eleitoral e a melhor forma de escolher o candidato para votar. Para a coordenadora do Eleitor do Futuro, Lídia Mendes, o estímulo dos adolescentes e jovens quanto a política deve ser constante. 
“O trabalho que é desenvolvido aqui no ILBJ é de fundamental importância para a sociedade, pois trabalha a cidadania com os jovens.  Precisamos estimular a participação política cada vez mais cedo, não apenas para que sejam bons eleitores, mas também para que se interessem em participar do processo eleitoral como candidatos. É com esse trabalho de conscientização que realizamos no TRE e vocês realizam aqui no ILBJ que conseguiremos mudar o futuro da nossa sociedade e consequentemente do nosso país”, ressalta Lídia Mendes.
Voto Consciente  
O projeto ‘Voto Cidadão’ busca colaborar para um mundo mais justo e igualitário a partir da missão instituída pelo Instituto que é de contribuir para o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens sergipanos por meio de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o mundo trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania.
 “Não desejamos que nossos adolescentes e jovens abram mão do seu direito à cidadania - conseguido diante de muita luta – porque nosso atual modelo político não está agradando a seus anseios, o que tem gerado um descontentamento geral. Embora a maioria de nossos jovens não tenha recebido uma formação política, que os possibilite reconhecer um bom ou mau político, ou poder identificar o porquê de tanta desigualdade social em um país que se constitui hoje a 9ª economia do mundo, são jovens ávidos por esclarecimento”, observa a gerente do ILBJ, Valéria Freire.
Prefeito eleito
Durante o projeto os adolescentes e jovens produzem e colocam em prática uma campanha eleitoral de cada candidato criando partidos, escolhendo os candidatos, criando siglas, confeccionando propostas de governo, slogan, gravando horário eleitoral. Na culminância do projeto foram apresentados o horário eleitoral e a votação digital.
Em 2018 foram eleitos o prefeito, o jovem Felipe Silva, e a Vice-prefeita, a jovem Helen Santos, do Partido Construtores do Futuro com 13,1% dos votos válidos. “Vivenciar uma eleição foi muito legal e é um aprendizado que vamos levar para toda a vida. Aprender a melhor forma de escolher nossos representantes foi muito bom. Estou feliz de ter sido eleito. Penso que os meus colegas enxergaram a verdade nas propostas produzidas durante o projeto”, afirmou o prefeito eleito.