Ícone de lupa

Busca no site

Digite a palavra que deseja buscar

Ícone de envelope

Cadastro online

Receba informações e notícias sobre o ILBJ

Ícone da biblioteca

Consulta biblioteca

Digite o nome do livro e a categoria para procurar em nossa biblioteca online.

Blog - Instituto Luciano Barreto Júnior

Sou tímido, e agora?

26.04.11

Olá, galera ILBJ! Tudo legal com vocês? Nesse novo texto do blog vamos falar mais sobre um assunto muito debatido e muito comum na adolescência: a famosa timidez! Pra começo de conversa é bom esclarecer que timidez não é doença!

Certo, galera? Timidez é uma característica de nossa personalidade, que pode existir ou não! Umas pessoas são muito tímidas, outras só têm em determinadas situações e por aí vai! E já que falamos na tal da personalidade... O que é isso mesmo?

Personalidade é o conjunto de características que vai lhe tornar diferente dos outros, único! Alguns amigos, colegas ou parentes nossos são parecidos com a gente, mas só parecidos, porque todos somos diferentes uns dos outros. Ela é uma das coisas que faz os seres humanos tão diferentes das outras espécies, né?

Mas voltando ao nosso assunto de hoje, a pergunta é bem comum: como faço pra acabar com minha timidez?

Bom, a timidez é uma das características de personalidade mais comuns. Se você é tímido, mas isso nunca lhe atrapalhou, não há problema nenhum. Não é preciso “tirar” isso de você se não lhe incomoda, se não lhe faz mal.

Mas se isso lhe prejudica em algum aspecto de sua vida, se você quer muito fazer algo, mas não tem coragem por causa da timidez, ou acha que seria mais feliz se não fosse tão tímido, é sempre bom procurar maneiras pra mudar isso, não é mesmo?

Segundo Erika Casriel, em matéria de junho de 2007 na versão eletrônica da Revista Época, “a maior parte das pessoas tímidas ficaria surpresa ao saber que 40% dos jovens de hoje se consideram tímidos. E a taxa sobe 1% ao ano. Os pesquisadores atribuem esse aumento da percepção da timidez à diminuição do contato direto entre as pessoas e à falta de paciência com a demora natural para estabelecer um relacionamento”.

Não há uma fórmula mágica pra deixar a timidez de lado, mas há algumas formas de melhorar! A primeira delas é ter consciência de que sim, você pode se ajudar.  O que parece impossível no começo, como por exemplo, se aproximar de alguém que você goste, se desenvolver bem em uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo, apresentar um trabalho na frente dos colegas...

Tudo isso ficará mais fácil se você acreditar que você tem poder suficiente pra dominar suas emoções e controlá-las. Se precisamos muito fazer alguma coisa, e a timidez impede, é importante perceber que isso só depende de nós. É difícil e às vezes pensamos que é quase impossível vencê-la, mas não é. Acredite no seu potencial para ser maior que ela, acredite que você precisa e consegue fazer isso! O desenvolvimento individual é essencial, nada pode ser mais importante do que isso. 

Galera, aqui estão algumas dicas para combater um dos principais assuntos quando falamos de timidez : a vergonha de falar em público ! Aproveitem as dicas e até o próximo texto!


Falar em público não é o fim do mundo. Como vencer a ansiedade e a timidez que impedem você de se expressar
Faça um ensaio: vista a roupa que pretende usar no dia da apresentação. Peça para alguém iluminar seus olhos enquanto fala. Aprenda a gostar da descarga de adrenalina
Antecipe o medo: O nervosismo depende da importância do evento e do nível de certeza de que vamos nos sair bem. Avalie esses fatores para não ser pego de surpresa no grande dia
Pense grande: O público percebe quando você não quer se arriscar. Busque idéias interessantes e provocativas e certifique-se de que seu público saiba que você tem um papel importante
 

• Extraído e adaptado da edição eletrônica n° 472 da revista Época (02/06/2007)

Comentários

Acácia Matos dos Santos diz: 29-04-2011 às 19:12

adorei mesmo, isso é muito importante para nos ajudar no mercado de trabalho...

Débora do coral ilbj diz: 30-04-2011 às 21:12

Amei o tema pois a timidez prejudica muito a vida dos adolescente e jovens... o ilbj sempre inovando com temas otimos que nos ensina mais e mais

Gleysiane da Silva Andrade diz: 03-05-2011 às 11:12

Bom, amei o texto, para mim poderia ter páginas e páginas sobre esse assunto, mas adorei e pretendo aplicar essas dicas.

Aparecida da silva diz: 09-05-2011 às 09:12

gostei muito do texto e sei que posso deixar de ser timida.

Comente aqui: