Ícone de lupa

Busca no site

Digite a palavra que deseja buscar

Ícone de envelope

Cadastro online

Receba informações e notícias sobre o ILBJ

Ícone da biblioteca

Consulta biblioteca

Digite o nome do livro e a categoria para procurar em nossa biblioteca online.

Blog - Instituto Luciano Barreto Júnior

Como ser um bom estudante

30.03.11

 

Como ser um bom estudante? (*)

 

Olá, galera ILBJ! Esperamos que estejam bem e aproveitando tudo o que o Instituto tem a oferecer pra vocês! Nesse texto vamos falar um pouco sobre como ser um bom estudante!

Às vezes a escola parece um pouco difícil, não é? Mas agora vamos saber algumas dicas que vão facilitar a nossa vida dentro desse lugar tão importante para nossas vidas, para o nosso futuro: o colégio!

Bom, primeiramente é preciso que a gente separe um tempinho para estudar. Sabemos que temos que ajudar as nossas mães em casa, nossos pais no trabalho, tomar conta dos irmãos e dar uma força à nossa avó e / ou nosso avô! Mas sempre sobra um tempinho, né?

É nesse tempinho que sobra que vamos procurar separar aquela matéria que temos dificuldade para estudar um pouco mais. Alguns têm medo da temida Matemática, outros não gostam de História e Geografia, e por aí vai...

Vamos ver algumas dicas para estudar melhor?

 Dica n° 1: Preste muita atenção às aulas e faça sempre anotações: é na sala de aula que temos o primeiro contato com tudo o que o professor nos passa! Prestar atenção e fazer anotações em sala é uma maneira importante de gravar o conteúdo dado e depois estudar em casa com as anotações feitas!

Dica n° 2: Tire dúvidas: galera, é muito importante na escola (como no ILBJ também!) tirar as dúvidas com aquele que nos orienta e guia todos os dias na escola, o professor. Quando a gente acumula as dúvidas, é mais difícil de conseguirmos lembrar o conteúdo e aquele tópico que a gente não conseguiu entender de jeito nenhum! Sabemos que às vezes a timidez aparece e fica difícil perguntar ao professor, no meio de todos os colegas... Mas sempre temos a opção de perguntar no fim da aula, né? Solução boa pra galera mais tímida!

Dica n° 3: Prepare seu material na véspera: é sempre bom preparar os cadernos e livros do outro dia, com mais calma pra ficar tudo certinho e aproveitar bem a aula!

Dica n° 4: Escolha que técnica de memorização você gosta mais: no processo de aprender é importante que a gente escolha uma técnica para memorizar o assunto. Por exemplo, alguns estudantes gostam de fazer um resumo do assunto dado, colocando sempre os pontos principais, que a gente deve ter mais atenção. Outros gostam de repetir os exercícios e outros de falar em voz alta! Escolha o que você gosta e desenvolva seu aprendizado!

Dica n° 5: A escola é essencial: a escola é uma das partes mais importantes das nossas vidas. É nela que encontramos o saber, fazemos amigos, e muito mais! Por isso, valorize esse saber, o conhecimento, a escola! Ela pode ser o diferencial de nossas vidas!

Agora é com vocês, galera! Aproveitem as dicas e mãos à obra!

 

 

  
(*) Baseado no texto da Edição Especial Veja Jovens, de julho de 2003.

Comentários

LILIANE SOARES diz: 05-04-2011 às 08:12

EU ACHO Q TEM Q ESTUDAR E RESPEITAR OS PROFESSORES

jéssica conçeição santos diz: 05-04-2011 às 16:12

e pros mais tímidos,como tirar duvida?

¨daniel carlos santana santos diz: 06-04-2011 às 11:12

idem jéssica e pro mais tímidos o que´que devemos fazer?

Andressa (Psicóloga - ILBJ) diz: 06-04-2011 às 12:12

Oi, Jéssica ! A timidez realmente atrapalha na hora de tirar dúvidas, mas você pode tirá-las no fim da aula, por exemplo. Lembre que o professor é o seu orientador e ele lida no dia a dia com alunos mais tímidos. O importante é esclarecer suas perguntas !

Victor da Silva Rocha Ribeiro diz: 06-04-2011 às 14:12

Eu sou muito voltado ao meio ambiente, e pra mim sem natureza a vida nunca iria existir, e eu gostaria que existisse mais campanhas educativas , como por exemplo foi a palestra da ultima sexta-feira. Deus criou "tudo", e se vc destruir oq ele construiu nunca mais irá crescer. se todo brasileirinho que crescesse tivesse uma educação mais "verde". O Brasil seria mas " Verde e Amarelo".

Talita da turma: o diz: 09-04-2011 às 19:12

Sou um pouco tímida, mas antes do ILBJ fui bastante, então creio que com esforço e força de vontade conseguirei superar este grande obstáculo. As aulas são muito muito importantes para mim,pois além de aprender os conteúdos, exercitamos a parte social(como nos relacionar com nossos colegas e professores). Ah!,sem esquecer também da oportunidade que sempre temos de fazer comentários, idéias e até mesmo críticas quando necessário.

talita diz: 09-04-2011 às 20:12

Obrigada pelas dicas, tentarei exercitá-las diariamente.

Andressa (Psicóloga - ILBJ) diz: 12-04-2011 às 10:12

Oi, Victor ! Realmente o meio ambiente é parte essencial de nossas vidas ! Aqui no ILBJ nós procuramos trazer pra vocês uma boa quantidade de palestras educativas ! Fique ligado que novidades vêm por aí !

Comente aqui: